Fazendo amigos em Jaraguá (FEMUSC 2010)

miércoles, 3 de febrero de 2010
0 comments
Conhecí a Alessandro Aguiar no Encontro Internacional de Harpistas, de Jaraguá do Sul, e 5 minutos depois, teve vontades de escrever sobre a historia dele.

Alessandro nasceu no estado da Bahía, em Salvador.
Aos 23 anos començou a tocar harpa de pedais com a Professora Mariana Tudor, a atual harpista da Orquestra Sinfônica da Bahía (OSBA).

Mas muitos momentos importantes da sua vida, levaron a Alessandro ao presente, e achei
interessantisimo listar varios deles:

"- Quando era adolescente, comencei a estudar a língua japonesa devido a uma grande admiração pela cultura oriental e a musica tradicional.-"
Foi quando ouviu pela primera vez o som do "Koto". Esse dia començou a sua pesquisa para poder estudar o instrumento mas ele ainda não sabia se conseguiría, devido a rareza do instrumento, "-tão distante da minha realidade-".

Ele diz: "- O Koto tem 13 cordas, cada uma possui um cavalete móvil que possibilita diferentes alturas de afinação. Para produzir o som, são necessarias 3 palhetas, ou uma espécie de "unha".
Geralmente a mão direita toca a melodia e a mão esquerda, executa alterações e matices.
O koto representa ao mítico Dragão, cada parte do instrumento representa as diferentes partes do mesmo.-"

Mas como não tinha o instrumento, ele experimentou adaptar um violão, colocando novos e pequenos cavaletes feitos a mão por ele mesmo!
Assim chegou a colocar 12 cordas no violão, e conseguir treinar a leitura das partituras.
Ajudou-se da internet para a aprendizajem da música para Koto.
Aos 18 anos ele já compreendía a leitura em japonés dos números e a linguajem das partituras musicais.

As partituras!


"- Aos 15 anos ainda não acreditava que um dia conseguiria tocar o instrumento.-"
Mas foi quando fez uma viagem a Europa com a sua mãe, e andando pelas ruas italianas, viu uma mulher tocando koto na rua e achou que isso foi uma boa sinal, finalmente ele començou a acreditar que o seu sonho viraria realidade.

"- 3 anos depois, e sem desistir do desejo de tocar koto, uma pesquisadora chamada Alicia Satomi, veio de Paraíba para Salvador a defender sua tese de doctorado, justamente sobre o instrumento dos meus sonhos!.-"

Ela chegou acompanhada de dois mestres de koto de São Paulo, e ele fez contato, (em perfeito japonés! ) para ver a possibilidade de començar a fazer aulas.
Assim ele fez suas primeiras aulas com a Professora Eriko Sato que tinha conhecimentos básicos sobre o instrumento.
Depois ele continuó os estudos através das partituras que recevia da Professora Reiko Nagase de São Paulo, pelo correio, e o intercâmbio de videos com ela.

Alessandro em concerto.


Depois de viajar no tempo, e nas historias do Alessandro, bebendo café no barzinho do Scar, erão quase as 10 da noite, e já era hora de voltar para o descanso, quando vi que ainda não tinha perguntado para ele uma das perguntas mais importantes:

-Cómo decidiu tocar harpa a pedais?

"- Sempre gostei da harpa mas nunca pensei que era possivel. Mas depois de realizar meu sonho com o koto, acreditei mais uma vez que isto também poderia acontecer! -"



SY.

Leer más »
 

Sponsor

.

{ Blog History }

{ Bloggear }

{ About }

 

© 2010 ~ Manos Mágicas ~, Design by DzigNine
In collaboration with Breaking News, Trucks, SUV