Harps @ the MET! - Part I

miércoles, 10 de abril de 2013
3 comments
Entrando ao MET!//First impressions of the MET!!//Primeras impresiones del MET!
Olá a todos!
Hoje passei para compartilhar as fotos das harpas do Museu Metropolitano de Arte em Nova York. O museu possui várias harpas, de diferentes tipos, tamanhos... e épocas!
A primeira a harpa que encontrei pertence à parte de Escultura Européia e Artes Decorativos da França (especialmente dos séculos XVI e XVIII).

"As galerias Wrightsman apresentam mobiliários, tapetes Savonnerie, bronze dourado, porcelana de Sèvres, prata, e caixas de ouro. Em 1963 foram adquiridos os painéis do Hôtel de Varengeville e do Paar Palais com fundos doados pelo Senhor Charles Wrightsman e sua esposa. Foi nesse momento que estas galerias ganharam o nome de Galerias Wrightsman."

A segunda harpa, pertence à mostra de instrumentos musicais antigos localizada em outra parte do museu - A Harpa de Greenway.

"É uma harpa dupla cromática fabricada por H. Greenway (1833-1903). O desenho desta harpa é uma versão "exagerada" da harpa da fabrica Pleyel & Wolff de Paris, modelo construido ao final do século XIX como uma maneira de abordar a música cada vez mais cromática no repertório orquestral sem acrescentar o uso dos pedais.
As colunas da harpa estão bastante separadas uma da outra, sendo assim um instrumento difícil de tocar. Estima-se que não foi construída para tocar o repertório orquestral (pois um glissando em qualquer tom seria impossível tocar, com excepção daquele em Dó Maior).
Das harpas que Greenway fabricou só restam duas harpas, sendo elas do tipo cromático.
Pouco se conhece sobre ele, quem acredita-se seu nome era Henry Greenway e morava na Avenida Atlantic 545 no Brooklyn, foi veterano da Guerra Civil e reparador de pianos durante o final do século XIX."
(Tradução minha de um excerto dos textos exibidos no MET)

~~~

Hello everyone!
In this opportunity I would like to share the beauty of the harps at the Metropolitan Museum of Art in New York!
In this post I ll show you the first harp I found in the museum: the exhibition of decorative arts of seventeenth- and especially eighteenth-century France.

"The Wrightsman Galleries display the Museum's holdings of furniture, Savonnerie carpets, gilt bronza, Sèvres porcelain, silver, and gold boxes. Since the 1963 acquisition of the paneling from the Hôtel de Vanrengeville and the Palais Paar with funds given by Mr. and Mrs. Charles Wrightsman, these rooms have borne the Wrightsmans' name."

The second harp I saw was a little further, at the exhibition of antique stringed instruments - The Greenway Harp.

"The design built by Greenway is an exaggerated version of a cross-strung model build by the Pleyel-Wolff Company of Paris in the late nineteenth century, and a way to adress increasingly chromatic music in the orchestral repertoire without adding pedals. The Greenway harp, with its two columns standing quite far apart, is much more difficult to play and it was probably not made for orchestral repertoire (glissandi in any key but C would be impossible).
Only two harps by Greenway, both with the cross stringing desing, are known to survive. Very little is known about this builder, but is believed that he is Henry Greenway who was located at 545 Atlantic Avenue in Brooklyn, a Civil War veteran and a piano repairer active in the last quarter of the nineteenth century".
(Text excerpts from the MET Exhibitions)

~~~

Hola a todos!
Aprovecho esta oportunidad, pues no quería dejar de compartir con uds. la belleza y las arpas del MET, Museo Metropolitano de New York!
En esta parte del post, verán la primera arpa que encontré en el museo: en la parte dedicada a las artes decorativas francesas especialmente de los siglos XVII y XVIII.

"Las Galerías Wrightsman muestran las tenencias del museo de muebles, alfombras Savonnerie, bañados en oro, porcelana de Sèvres, plata, y cajas de oro. En 1963 fueron adquiridos de los paneles del Hotel Varengeville y del Paar Palais gracias a los fondos otorgados por el Sr. y la Sra. Wrightsman. Este hecho fué el que otorgó a las galerías el nombre de Wrightsman Galleries."

La segunda arpa, de origen americano, se encuentra en la exhibición de instrumentos de cuerdas antiguos del museo.

"Esta arpa fue construida por H. Greenway (1833-1903). El diseño de esta arpa es una versión "exagerada"del arpa cromática fabricada por la companía parisina Pleyel & Wolff, al final del siglo XIX para poder abordar la música cada vez más cromática del repertorio orquestal sin aumentar el uso de los pedales.
Ambas columnas de esta arpa están erguidas a una distancia bastante grande una de la otra, siendo por esto difícil de tocar y se estima que no fue construída para tocar música orquestal (pues por ejemplo, sería imposible tocar un glissando en cualquier tonalidad, excepto el de Do Mayor).
Se estima que de las arpas construídas por Greenway, sólo quedan 2 arpas como ésta, la cromática.
Poco también se sabe sobre este fabricante quien se cree se llamó Henry Greenway, que vivia en la Avenida Atlantic 545 de Brooklyn, era veterano de la Guerra Civil, y reparador de pianos durante el último cuarto del siglo XIX."
(Traducción mía de una parte de los textos exhibidos en el MET)


Arte Decorativo Frances: Os Paneis do Palácio Paar. 30 Wollzeile, Vienna, Austria, ca. 1765-72. // French Decorative Arts: Boiserie from the Palais Paar, 30 Wollzeile, Vienna, Austria, ca. 1765-72 // Muestra de Arte decorativa francesa. Los paneles del Palacio Paar. 30 Wollzeile, Vienna, Austria, ca. 1765-72. //

 Os painéis do quarto formal exibem o refinado estilo neoclássico, que foi criado por volta de 1768-1772 para o Hôtel de Tessé, uma casa parisiense situada ao longo do rio Sena. Está decorado com peças contemporâneas, incluindo várias que pertenceram a Maria Antonieta. // The paneling of this formal room displays refined carving in the Neoclassical style which was created in about 1768–1772 for Hôtel de Tessé, a Parisian townhouse situated along the Seine River. It is furnished with contemporary pieces, including several that belonged to Marie Antoinette // El revestimiento de esta sala formal muestra un refinado estilo neoclásico que fue creado en 1768-1772 sobre Hôtel de Tessé, una casa parisina situada a orillas del río Sena. Está amueblado con piezas contemporáneas, entre ellos varios que pertenecieron a María Antonieta.

Auto-retrato com uma harpa, ca. 1790, Rose Adélaïde Ducreux (Francesa, 1761-1802) Óleo sobre tela //  Self-Portrait with a Harp, ca. 1790, Rose Adélaïde Ducreux (French, 1761-1802) Oil on Canvas // Autorretrato con un arpa, ca. 1790, Rose Adélaïde Ducreux (Francesa, 1761-1802) Óleo sobre lienzo

Indo para a Mostra de Instrumentos antigos...! // Meanwhile... getting there, to see the Collection of stringed instruments! // Camino a la exhibición de instrumentos musicales antiguos!


Chegamos! // We made it! // Llegamos a la muestra de instrumentos antiguos!




Harpa dupla cromática fabricada por H. Greenway ca. 1895 // Double chromatic harp by H. Greenway ca. 1895 // Harpa cromática doble fabricada por H. Greenway ca. 1895





Madame La Roche com a harpa cromática dupla! // Madame La Roche and the double chromatic harp! // Madame La Roche posando con la doble arpa cromática. 

Clique nos links abaixo para obter mais informação sobre estas exibições // Click on the links below 4 more info // Click en los links a seguir para obtener más información sobre estas exhibiciones:

The Metropolitan Museum of Art: French Decorative Arts.

The Metropolitan Museum of Art: The Sau-Wing Lam Collection of Rare Italian Stringed Instruments




Leer más »
 

Sponsor

.

{ Blog History }

{ Bloggear }

{ About }

 

© 2010 ~ Manos Mágicas ~, Design by DzigNine
In collaboration with Breaking News, Trucks, SUV